Qual a diferença de engenheiro para arquiteto?
Neste post vamos falar sobre a atuação do engenheiro e do arquiteto.
Mas há diferença entre o engenheiro e o arquiteto ?
Sim. Desde a sua formação à sua área de atuação. O arquiteto, em geral, fica com a responsabilidade de distribuir e planejar os espaços e a funcionalidade da casa, buscando o bem estar e conforto do usuário, sem abrir mão da harmonização. Já o engenheiro tem o seu maior envolvimento na área de estrutura e fundação, bem como nas realização das técnicas construtivas de obra, inclusive, avalia e planeja como executar o que foi idealizado pelo arquiteto.
Estes dois profissionais, geralmente, participam da construção, mas em momentos diferentes. O arquiteto na pré-concepção do projeto, enquanto que o engenheiro na execução da obra. Muito comum acontecer a troca de informações durante a execução da obra, contribuindo ao bom resultado da obra.
Conheça o arquiteto
Como já mencionado, o arquiteto busca o bem estar do usuário alinhado à harmonização dos ambientes. Mas para se chegar a este resultado há um trabalho ardo à ser realizado, muita das vezes, fora dos bastidores. Este profissional precisa estar sempre antenado ao mercado, tendências e sempre se atualizando.
Algumas das atribuições do arquiteto:
- A melhor distribuição dos ambientes;
- Buscar o melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural;
- Expressar os gostos e estilo do cliente através de desenho ou projeto;
- Realizar projeto arquitetônico de edificação ou de reforma;
- Realizar projeto de arquitetura paisagística;
- Realizar projeto de arquitetura de interiores;
- Especificar, através de memorial descritivo, os materiais para a obra.
Importante lembrar que o arquiteto deve está registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de seu estado
Conheça o engenheiro
Engenheiro é o profissional que aplica o conhecimento científico, matemático e o criativo para a solução de um problema técnico. O Engenheiro pode projetar e criar materiais, sistemas e técnicas. Sua formação é técnico-científica que o capacita para resolver problemas práticos e até complexos. É mais comum encontra-lo no canteiro de obra, embora se pode achá-lo nas áreas de projetos, orçamento, planejamento etc. Veja algumas das atribuições do engenheiro:
- Planejamento, organização e controle de gastos da obra;
- Elaborar cronograma físico e financeiro, estimando prazo e custo por fase da obra;
- Presença na obra, com a coordenação e fiscalização da equipe, atendo aos requisitos dos projetos e a qualidade da obra;
- Análise sistêmica da obra como um todo, buscando soluções economica de recurso e tempo.
O profissional certo
Antes de iniciar a sua obra, consulte um engenheiro ou arquiteto para identificar qual melhor atende a sua necessidade. É importante ter o profissional correto na sua obra, isso favorece um bom resultado na obra e te dá segurança. Tenha na sua obra um profissional técnico com o qual você possa confiar.
Hora de quebra o tabu
Muitos têm conhecimento sobre construção, reforma e projeto, mas podemos não estar enxerga uma patologia que poderá acontecer na sua obra
Sabia que a quantidade água na argamassa ou assentar revestimento na parede em um dia ensolarado pode, com tempo, desplacar este revestimento? Este efeito é conhecido como “tempo em aberto”, ou seja, a argamassa está correta, mas a aplicação não.
Traga mais economia para a sua obra com o uso racional dos materiais, controle dos materiais, desempenho e eficiência dos serviços entre outros. Por isso, deixe sua obra nas mãos de um profissional especializado.
Gostou, compartilhou !
Consulte um engenheiro
Como podemos te ajudar?
Soluções para você e sua empresa: